sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Open Days - 07/10/2010

O último dia do Open Days, Semana Européia de Cidades e Regiões, em Bruxelas, produziu debates importantes. O painel coordenado pelo diretor-geral de Políticas Regionais Européias, Dirk Ahner, abordou a discussão que se encaminha na fase 2 da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR): a estratégia de financiar ou não territórios competitivos ou com perfil econômico e social acima da média européia, com recursos oriundos da política regional.

Apesar da ampla discussão sobre o tema, foi consenso que não se pode perder de vista o objetivo da política pública. Se o objetivo da política regional européia estabelecido no Acordo de Lisboa é de reduzir as disparidades na região européia, os territórios abaixo da média européia devem ser prioritários. Mas aqueles com competitividade consolidada não devem ser excluídos sob pena de perda de apoio político à iniciativa pública.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Open Days - 06/10/2010



O terceiro dia do Open Days 2010, em Bruxelas, foi marcado pelo Seminário de Política de Cooperação Regional Europa-Brasil, com enfoque para a apresentação da segunda edição do projeto de intercâmbio entre as Mesorregiões diferenciadas brasileiras e representantes de localidades européias com características semelhantes.

O seminário contou com a coordenação do diretor da Comissão Européia, Ronald Hall, acompanhado da secretária de Programas Regionais e Oficial Sênior do Intercâmbio Brasil-União Européia, Márcia Damo, e do secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa.
Para Márcia Damo, “o Programa de Intercâmbio, com trocas de experiências e conhecimentos não restritos aos quadros da administração pública, abre oportunidade para os agentes autônomos que de fato fazem o desenvolvimento regional e nos oferece a certeza de que princípios e diretrizes estão enraizados e não se perderão ao sabor de mudanças circunstanciais."

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Open Days - 05/10/2010

No segundo dia do Open Days, Semana Européia de Cidades e Regiões, em Bruxelas, foram realizados seminários que discutiram questões relativas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e aos desafios pós-2010 da política regional brasileira.

Dentre os principais temas, destaque para a qualidade governamental nos níveis nacional, regional e local como pré-condição para a implementação de políticas de desenvolvimento regional. No mesmo painel, foram discutidas a importância da descentralização para melhores práticas de governança e governabilidade, o que confirma a proposta inclusa na fase 2 da PNDR, sobretudo com a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) que promove a estratégia de descentralização da política regional.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

3ª Parada - Bruxelas, Bélgica


Brasília – O Ministério da Integração Nacional, por meio das Secretarias de Programas Regionais (SPR) e de Políticas de Desenvolvimento Regional (SDR), participou nesta segunda-feira (4/10) da abertura do Open Days 2010. O evento, que acontece até o dia 7 de outubro em Bruxelas, na Bélgica, reúne mais de 6 mil participantes, com cerca de 500 palestrantes de várias nacionalidades, em 130 seminários.

Nesta edição, a temática do evento terá foco no olhar para Europa no ano de 2020, destacando como objetivos a cooperação, competitividade e coesão. Estão presentes os representantes das mesorregiões diferenciadas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) que participam do Intercâmbio Internacional Brasil-União Européia.

Para a secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, nas palestras de abertura “ficou bastante evidenciada a necessidade de sair do discurso e ir para a prática com ações concretas que garantam a igualdade de oportunidades e a integração social. Criando, assim, empregos necessários e promovendo o desenvolvimento regional por meio da coesão, do crescimento inteligente e solidário”.

Áustria (Cont.)



Na última sexta-feira (01/10), a delegação do Nordeste conheceu uma propriedade rural gerenciada por uma família cooperada da Sonnenalm e que se dedica à produção de leite de cabra e queijos com selo de produto orgânico. Parte da produção é comercializada pela cooperativa Sonnenalm e o restante é vendido em feiras locais.

O grupo visitou na cidade de Nötsh, área de fronteira entre Áustria, Itália e Eslovênia, a Polenta Fest, uma festa local voltada para a valorização do milho e produtos derivados, incentivando a sua comercialização.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2ª Parada - Áustria


As delegações brasileiras do intercâmbio internacional formadas por representantes das regiões sul, sudeste e nordeste visitaram nesta quinta-feira (30/09) projetos financiados pelos fundos europeus para o desenvolvimento na Áustria e Itália. O grupo das mesorregiões Seridó, Xingó e Chapada das Mangabeiras visitou, na Áustria, o Likesidepark, um centro especializado em pesquisa aplicada, que funciona como um elo entre a produção científica da Universidade de Klagenfurt e as necessidades das empresas.
Os participantes conheceram todas as instalações do Likesidepark e os produtos desenvolvidos pelas empresas instaladas no complexo, que é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1ª Parada - Bordeaux, França





Na manhã do dia 27/9 a comitiva foi recebida por representantes da INTERCO, a Agência de Cooperação Internacional do Conselho Regional de Aquitânia, em Bordeaux, na França.  A partir da apresentação do Diretor de Fundos Estruturais do Conselho, Jean-Marie Blanc, a comitiva  teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da política territorial e a gestão dos fundos europeus destinados ao  desenvolvimento da região de Aquitânia, como o FEADER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.  Em sua apresentação, o diretor apresentou o conteúdo das duas políticas prioritárias para a Região: a política agrícola básica e a política de  coesão sócio-econômica e territorial, esta última tendo como estratégia principais a promoção do conhecimento e inovação; a construção de uma sociedade da informação em escala regional; a valorização do potencial energético e ambiental; assim como a promoção  do desenvolvimento sustentável na Aquitânia.

APL de Laticínios (cont.)

A União Européia tem diversas experiências nesse sentido. Considerando o potencial pouco explorado da ovinocaprinocultura leiteira nas regiões, caberá aos participantes visitar experiências da França (Dordogne) e da Aústria (Carinthia) na valorização de seus produtos regionais mediante certificações como o selo francês AOC (Appellations d'Origine Contrôlée) que indica a qualidade e origem geográfica dos produtos.

APL de Laticínios

A oportunidade dos produtores das cooperativas de leite das respectivas messoregiões conhecerem, de um lado as novas tecnologias; e de outro, a base de sustentação social da organização da produção bem como os processos de certificação desses produtos consiste em uma ferramenta estratégica para agregar valor ao produto regional, e consequentemente, construir caminhos para fixação da população rural no campo diminuindo assim as desigualdades inter-regionais e intra-regionais.

A Cadeia Produtiva de Laticínios

Tendo em vista que a pecuária leiteira é a principal fonte de renda de vários municípios da região Nordeste, na 2ª Edição do Intercâmbio com a União Européia buscou-se destacar o potencial da cadeia produtiva de lacticínios para a dinamização dos respectivos territórios dada à existência de importantes bacias leiteiras na região.

Plano de Viagem (cont.)

AQUITAINE: Dordogne


Plano de Viagem - Intercâmbio 2010


FRANÇA: Aquitaine